Esquina Mocotó (1)

Share Button

Almoço de quinta (18/set) no Esquina Mocotó. Depois de conhecer o restaurante Mocotó, resolvemos conhecer o seu irmão mais novo, com uma pegada mais gourmet. Criacão do chef Rodrigo de Oliviera, com foco também em cozinha de origem, fica ao lado de seu irmão, bem na esquina.

Esquina Mocotó_01

Ambiente amplo e bem iluminado por conta das grandes janelas, decoração sóbria. logo após a entrada fica o balcão com o bar e a cozinha.

Esquina Mocotó_02

De frente ao balcão uma mesa grande para eventos ou refeições comunitárias e dois ambientes com mesas padrão.

Esquina Mocotó_03

Obviamente escolhemos o balcão, com visão privelegiada para todo o borburinho da cozinha. Deste local, além de ver a preparaçao e finalização dos pratos, pudemos bater um agradável papo e fazer muitas pergundas à super simpática chef Cristiane Villas Boas, escolhida pelo Rodrigo para tocar a cozinha do Esquina.

Esquina Mocotó_04

Do menu (em papel, que pode ser levado como lembraça) pudemos escolher entre o executivo da semana ou padrão. Fomos de padrão. Detalhe, não é possivel pedir o must do Irmão mais velho, o Torresmo carnudo, primeiro pq não consta do cardápio, segundo pq são cozinhas separadas. Desta forma, escolhemos para entrada, após gostosos pãezinhos artesanais quentinhos com manteiga e azeite, a gostosa e leve Paçoca de Pato com ovo caipira, suspiro de jiquitaia e cogumelos marinados e o interessante e saboroso Tartare de carne-de-sol que combinou perfeitamente com conservinhas da casa (entre elas a pimenta biquinho) e torradas amanteigadas. Único ponto, o prato vem com pouco de ketchup, que eu trocaria por mais conservinhas ou até por um molho de biquinho!!!!

Esquina Mocotó_06

Esquina Mocotó_07

Depois, recebemos um mimo da Cris, um mandiopã bem levinho (sabor de infância). Chegaram então a farofa e um potinho de pimentas, para acompanhar os pratos principais.

Esquina Mocotó_08

Para compensar a falta do Torresmo, pedimos a Barriga de porco braseada com favas, legumes e folhas de mostarda, que estava muito saborosa e praticamente desmanchava na boca!!!

Esquina Mocotó_09

Pedimos também a Carne-de-solde Angus Black com um saboroso baião-de-dois sertanejo (com toque adocicado). Ambos os pratos muito bons, sendo que eu preferi a Barriga e o baião, enquanto que minha cia preferiu a Carne-de-sol e as favas!!!! Nota: pimenta biquinho sempre presente!!!!

Esquina Mocotó_10

Para finalizar, antes do café, sobremesa: uma gostosa combinação do Cajá Manga (purê de manga com baunilha, sorbet de cajá e coco crocante) e o fantástico Goiaba, goiaba e goiabada (sorbet de goiaba branca, goiaba confit e goiabada), uma experiéncia de texturas, contrastes…

Esquina Mocotó_11

Por fim, tivemos a alegria de contarmos, no final do almoço, com a presença do próprio Rodrigo, o qual observamos trabalhar lado a lado com a Cris e que, entre um prato e outro, bateu um papo conosco. Experiência muito boa!!!!! Voltarei!!!

Esquina Mocotó_05

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *